Foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na sessão plenária desta quarta-feira (13), em redação final, o projeto de lei que concede o título de Utilidade Pública à Ong Sociedade Protetora dos Animais (SPA – Uraí) de Uraí. A proposta é de autoria do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo na Casa.

De acordo com Romanelli, o trabalho feito pela entidade merece reconhecimento. “São moradores que há cinco anos uniram-se para acolher animais de rua, muitos dos quais foram maltratados, abandonados ou atropelados. Os bichos são alimentados, tratados, castrados, um trabalho muito especial, pois sabemos dos tristes casos em que animais indefesos são tratados como lixo”, diz.

Romanelli ainda explica que a  Ong também produz campanhas de conscientização e educação da sociedade. “É um serviço feito com amor, até porque os animais merecem uma atenção especial. E este certificado aprovado aqui hoje ajudará a manter os custos da instituição”, afirma.

Segundo a presidente da Ong, Ana Flávia Lozano, a SPA – Uraí é uma entidade composta por voluntários do município que têm o objetivo de combater os maus tratos contra animais. “Quando recebemos denúncias, nos deslocamos até o local, apresentamos as leis de proteção animal aos responsáveis e damos as orientações necessárias”, explica.

Para as castrações e alimentação dos resgatados, Ana Flávia diz que a Ong conta com a ajuda de um veterinário da cidade vizinha de Cornélio Procópio que fornece  desconto nas cirurgias e remédios. “Já as rações dependemos da doação dos moradores e quando o dinheiro não dá, tiramos do nosso bolso. Este certificado nos ajudará a termos mais acesso às contribuições financeiras”, pontua.