Populares vão às ruas e pedem fim de maus tratos contra animais em Assaí

05/05/2013 12:46

Dezenas de pessoas seguiram pela avenida Rio de Janeiro, das proximidades da Metalúrgica Veipa até à praça da Igreja Matriz, no centro de Assaí, durante o 1º Manifesto da Causa Animal.

Com cartazes e faixas pedindo o fim dos maus tratos e punição nos termos da lei naqueles casos, a manifestação popular acontece após o registro de várias situações de morte de animais devido a envenenamento na cidade.

Idealizadora da manifestação pacífica, a jovem Stephanie Temístocles também foi vítima da crueldade contra os animais. Pelo menos quatro cães e gatos seus foram atacados e mortos mesmo no momento que estavam recolhidos no quintal.

Quanto ao ato realizado na manhã deste sábado, no centro da cidade, ela considerou bastante positivo, com a participação das dezenas de pessoas, principalmente por acontecer ainda em horário de trabalho, e manifestação e aplausos de quem permaneciam ao longo da avenida e à porta de lojas comerciais.

Além desse primeiro manifesto de conscientização, Stephani ainda espera avanços quanto a políticas públicas voltadas aos animais.

Na avaliação da psicóloga Karina Molin Vicente, a manifestação teve como objetivo chamar a atenção e conscientizar a população. Segundo ela, cada um deve fazer sua parte, ajudando a cuidar, e também adotando a castração como forma de controle da população de animais.

O problema é que a pessoa tem um animal e, com a procriação, elas acabam abandonando alguns, comenta também a jovem Stephanie Temístocles.    

A empresária Valéria Sueiro, de 25 anos, da Art Móveis, também aderiu ao Manifesto Causa Animal. Dona de 14 cachorros abrigados em sua residência e em espaço na empresa, ela comenta que “sinto raiva, fico revoltada”, ao tomar conhecimento de casos de maus tratos contra animais.

Da manifestação participou também o vereador Henrique Sato (DEM), que recentemente apresentou proposta para que o município de Assaí adote política de castração de animais domésticos. A proposta também tem apoio do prefeito Luiz Alberto Mestiço Vicente (PSDB) que inclusive já anunciou a contratação de médico veterinário para cadastramento e implementação daquele projeto.

FONTE: https://www.revelia.com.br/index.php?pagina=posts&id=6999

fotos: Márcia Oura