Paraná cria Rede Estadual de Proteção dos Animais

01/04/2014 08:49

O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira (1º) o decreto que regulamenta a criação da Rede Estadual de Direitos Animais (REDA), que será responsável pela elaboração e implantação da política estadual de direitos dos animais no Paraná. A medida alcança todo tipo de animal, mas principalmente os domésticos, que convivem com as pessoas, como cães e gatos, e os domesticados, como cavalos, porcos, cabras, coelhos. 

A Vice Presidente da Ong SPA-Uraí, Neuzeli Rita Fischer, esteve presente na cerimônia, representando a ONG, pois eles tiveram uma grande participação na elaboração do projeto da política estadual de direitos dos animais no Paraná,assim como a UCA-Assaí, e protetores das cidades de Rancho Alegre, Sertaneja, Cornélio Procópio, Santa Mariana e toda região.

 https://www.spaurai.com.br/news/reuni%C3%B5es-das-ong%27s-da-regi%C3%A3o-em-prol-do-bem-estar-animal/

 https://www.spaurai.com.br/news/secretario-do-meio-ambiente-realiza-encontro-com-ong%C2%B4s-da-regi%C3%A3o/

 https://www.spaurai.com.br/news/ong-spa-urai-participa-do-1%C2%BA-seminario-estadual-para-elabora%C3%A7%C3%A3o-da-politica-de-controle-etico-da-popula%C3%A7%C3%A3o-de-c%C3%A3es-e-gatos-/


A coordenação da REDA será responsabilidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. No ano passado, o governo estadual promoveu seminários regionais para ouvir a população e os setores envolvidos com a proteção de animais no Paraná. Depois disso, o governo resolveu criar o grupo, que irá garantir ações para a defesa dos direitos dos animais no Estado, segundo Beto Richa.
“Hoje, a sociedade está preocupada com a situação desses bichos que são muitas vezes maltratados e explorados”, diz o governador. Para o tucano, as organizações não-governamentais de proteção aos animais carecem do apoio e suporte do Estado, mas a partir de agora possuem um “forte aliado para conseguir os avanços necessários”.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, a previsão é que no orçamento do próximo ano o governo estadual destine recursos financeiros para apoiar campanhas e entidades que combatam a violência e a exploração de animais. Cheida também explicou como irá funcionar a REDA.
“Serão promovidas ações integradas com instituições de ensino e pesquisa, entidades de representação profissional, organizações da sociedade civil, organizações privadas e demais instituições. Queremos mudar a situação dos animais para melhor e de maneira definitiva”, afirmou ele. 

Regionais
Para garantir a eficiência da proteção dos direitos dos animais, a REDA replicará sua estrutura em 12 células regionais: Paranaguá, Curitiba, Guarapuava, Francisco Beltrão, Ponta Grossa, Londrina, Jacarezinho, Maringá, Ivaiporã, Cianorte, Goioerê e Foz do Iguaçu. 

Participaram da solenidade de assinatura do decreto o secretário chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes, os deputados estaduais Pedro Lupion e Rasca Rodrigues, além de lideranças e representantes das ONGS que atuam em defesa dos animais.

 Fontes: https://www.bemparana.com.br/noticia/314376/parana-cria-rede-estadual-de-protecao-dos-animais ; setor de comunicação SPA-Uraí.