ONG SPA-URAÍ PARTICIPA DE DESFILE EM COMEMORAÇÃO AOS 82 ANOS DA CIDADE

06/05/2018 09:45

Na manhã deste domingo, 06 de maio, a ONG-SPA, pelo segundo ano consecutivo foi convidada a participar do desfile em comemoração aos 82 anos da cidade. O ato civico teve como tema "Nossa Escola tem história" onde foi lido as histórias de fundação de todas as entidades e escolas participantes. 

"A ONG SPA-Uraí, foi fundada em 31 de outubro de 2012 e legalizada no dia 16 de novembro de 2012. Desde então vem realizado trabalhos na nossa comunidade, com os objetivos de Fiscalizar e fazer cumprir com o apoio das autoridades competentes leis, portarias ou regulamentos, quer federais, estaduais ou municipais sobre proteção aos animais;  Impedir e reprimir qualquer ato de crueldade, abuso ou maus-tratos contra os animais, denunciando-os aos órgãos competentes; Educar e conscientizar a população dos deveres dos proprietários para com seu animal de estimação!

Ao longo desses anos, a ONG SPA-Uraí vem lutando pela defesa e proteção animal na cidade. A grande quantidade de cães e gatos vagando pelas ruas do município é gritante, e traz à tona uma problemática que tem sido negligenciada pelo Poder Público há muito tempo: há muito mais animais do que lares para seu acolhimento.

Preocupados com a situação atual dos animais de Uraí, desde a sua criação e consolidação em 2012, a Ong SPA tem passado por inúmeras situações de maus tratos, negligência, abandono, atropelamentos e zoonoses, e na medida do possível, tem tentado amenizar essas condições, mas nem sempre isso tem sido realizado de maneira satisfatória. Apesar de uma grande boa vontade por parte dos voluntários, a falta de recursos físicos e financeiros tem sido a barreira mais instransponível até o presente momento. A Ong SPA tem se mantido com o auxílio e a doação de pessoas da sociedade que se sensibilizam com a causa animal, por meio de promoções, rifas e agora também pelo programa Nota Paraná, mas, infelizmente, isso não está sendo suficiente para a manutenção nem dos serviços mais básicos.

Para fazer todo esse programa e objetivo acontecer, em 26 de Agosto 2013 a ONG foi declarada de Utilidade Publica Municipal, através da Lei 1291/2013 e em 10 de outubro de 2017 foi declarada de Utilidade Publica Estadual, através da Lei 19.165. Todas essas conquistas trouxe mais um benéfico, que foi o cadastro da Entidade junto ao programa NOTA PARANÁ em 14 de dezembro de 2017, onde com as notas doadas, são resgatados os créditos para a realização das CASTRAÇÕES dos animais de RUA.

 A ONG é formada de VOLUNTÁRIOS, que fazem tudo pelo amor aos animais e para isso foi criado 3 projetos:

Ø CASTRAÇÃO JÁ;

Ø CÃO-COMUNITÁRIO e

Ø LEI DE POSSE RESPONSÁVEL

Todos os projetos estão interligados. Após as castrações dos animais de rua, que não conseguir um lar permanente, poderão ir para um lar comunitário. A Lei de posse responsável é para que os animais que tem donos permaneçam dentro do quintal, para evitar contrair doenças, crias indesejáveis, atropelamentos entre outros males.
       Hoje no desfile, estão alguns voluntários da ONG e amantes dos animais, demonstrando que devemos amar os animais e zelar pelo bem estar deles."